domingo, 3 de maio de 2009







Nossos primos bonobos



Em termos de classificação de níveis de parentesco, os bonobos são definitivamente nossos primos irmãos, sendo hoje considerados os animais mais próximos dos humanos. Seja pelo nível de compartilhamento de DNA ou pelas características mais assemelhadas em níveis de percepção, comportamento geral e habilidades.

Muito mais há ainda ser descoberto, dado que a espécie Pan paniscus, conhecida agora como bonobos, é descoberta recente (1928), sendo que até recentemente eram confundidos indistintamente com os demais chimpanzés. Eram de fato conhecidos como uma subespécie, denominada chimpanzé pigmeu ou chimpanzé anão ou grácil. Na verdade, ambos, o bonono (Pan paniscus) e o chimpanzé comum (Pan troglodytes) formam o gênero Pan.

Os bonobos foram descobertos por um anatomista americano (Harold Coolidge) e relatados em artigo publicado no ano de 1929, através de estudos de diferenciação craniana. Além disso, os bonobos se distinguem pela postura mais ereta, constituem uma sociedade mais igualitária e matriarcal, apresentam uma capacidade de empatia singular e uma atividade sexual própria, não existindo relação direta entre sexo e reprodução.

O sexo tem um peso grande nas suas relações, seja como elemento reconciliador, compensando características de agressividade mais presentes nos chimpanzés, sendo que a receptividade ao sexo transcende o período fértil (somente humanos e bonobos parecem agir assim) e estando presente quase sempre ao longo da vida adulta da espécie.

Um dos motivos da demora na descoberta da espécie é que ela é bastante localizada, sendo toda concentrada no Zaire na África central, mais especificamente na Reserva de Lomako, em uma das margens do rio.

Outra denominação para os bonobos costumava ser “chimpanzés hyppies”, em função da convivência pacífica e do comportamento sexual livre em um ambiente onde as chefes dos clãs são fêmeas e sexo é parte principal das relações sexuais. Em que pese a taxa de natalidade ser semelhante à dos chimpanzés (um filhote a cada cinco anos), os bonobos são considerados entre os primatas aqueles que fazem sexo com a maior frequência.

Esses surpreendentes bonobos são mais elegantes do que seus parentes de gênero chimpanzés por terem pernas mais longas, cabeças menores e ombros mais largos. Além disso, têm lábios vermelhos, rosto negro, orelhas pequenas e um rosto largo e cabelos compridos que costumam dividir no meio.

Certamente as novas descobertas sobre os bonobos nos obrigarão proximamente a rever muitos conceitos e a entender melhor as demais espécies com as quais compartilhando o mesmo planeta.

(as fotos acima, da esquerda para direita e de cima para baixo, são, respectivamente, encontradas em: http://www.toequest.com/; http://polandsite.proboards104.com/; http://www.indymedia.ie/; e http://www.fedbybirds.com/)