terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Calvinismo e "sou Santos, mas não pretendo ser santo"


Remover formatação da seleção

Jean Calvin nasceu em Noyon em 10 de Julho de 1509 e morreu em Genebra em 27 de Maio de 1564. Foi um teólogo cristão francês. Calvino teve uma influência muito grande durante a Reforma Protestante, uma influência que continua até hoje.

Portanto, a forma de Protestantismo que ele ensinou e viveu é conhecido por alguns pelo nome Calvinismo. Esta variante do Protestantismo viria a ser bem sucedida em países como a Suíça (país de origem), Países Baixos, África do Sul (entre os africânderes), Inglaterra, Escócia e Estados Unidos da América.

Calvino foi inicialmente um humanista e, de fato, nunca foi ordenado sacerdote. Depois do seu afastamento da Igreja católica, este intelectual começou a ser visto, gradualmente, como a voz do movimento protestante, pregando em igrejas e acabando por ser reconhecido por muitos como "padre". Vítima das perseguições aos protestantes na França, fugiu para Genebra em 1536, onde faleceu em 1564. Genebra tornou-se definitivamente num centro do protestantismo Europeu e João Calvino permanece até hoje uma figura central da história da cidade e da Suíça.

Mas esse aí em cima não é Calvino, mas sim eu, que sou Santos, mas que não pretendo ser santo.

Um comentário:

  1. Bom dia professor,
    estou concluindo minha tese de doutorado abordando a temática da ead/UAB. Descobri, pesquisando na web, um documento sobre a UAB do Fórum das estatais, em que é dito que se criou uma fundação para gerir os consórcios e cursos nas IPES a fim de melhor operacionalizar esses cursos. No meu entendimento, a fundação foi extinta quando do Decreto 5.800/2006. Mas não entendi porque não encontrei documento que comprove isso. O Sr. poderia me responder?
    Agradeço antecipadamente

    ResponderExcluir