segunda-feira, 29 de dezembro de 2008




TÁ COMBINADO, 2.061!

Meu amigo Pavão, que é pouca coisa mais velho do que eu, quer ver a próxima passada do cometa Halley. Em 2.061. Também quero estar presente, mas sou mais modesto, quero vê-lo cruzar e fim.

Em 1705, Edmond Halley, que fez o prefácio do Principia, de Isaac Newton e principal responsável por convencê-lo a publicá-lo, usando suas (de Newton) novas leis à respeito do movimento, previu que o cometa visto em 1531, 1607 e 1682, retornaria em 1758. Halley morreu antes e não viu sua previsão confirmada. Pena, mesmo assim, talvez por isso, o cometa foi, posteriormente, nomeado em sua honra.

Voltando a estar vivo em 2.061, o ideal seria mesmo podermos definir nosso final de trajetória neste planeta. Assim sendo, estou quase (pouco adiante) do meio da vida, portanto, muito ainda por se fazer. Com a vantagem que aquele tempo que levamos para aprender a andar, falar, crescer e estudar coisas básicas parece vencido.

Digo parece porque andar vejo muito idosos que sugerem ter desaprendido. Sobre falar, há sempre novos idiomas obrigatórios e nada sei de mandarim, por exemplo. Crescer, para os lados, todos continuamos sempre. Acerca de estudar então, cada vez surgem mais novidades básicas que sei quase nada.

Mesmo assim é uma tranqüilidade poder marcar a data de saída, despedida deste prazeroso convívio. Duro é que em 2.061 boa parte dos amigos e amigas já terão ido. Desta para melhor, mas na dúvida de onde fica o melhor e se eu vou também para lá, melhor sempre fazer novos amigos. Daqueles que vão pra todas as partes, melhores e piores.

O Pavão parece que fica por aqui neste planeta por mais um tempo, mas os demais...

Um comentário:

  1. Quem sabe se você não for para uma melhor, Jane e eu não encontramos você por lá? Jane, primeiro, segundo o Fausto. Mas não tardo a chegar...hehehe

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir